terça-feira, 8 de abril de 2008

A Cena do Dia

Caminhando pelo centro de sampa, pelos arredores da Rua Miller, enquanto eu despojadamente comprava um sorvete de milho verde num desses carrinhos de rua, passou por mim uma mulher, que deveria ter lá seus 24 anos, vestindo uma dessas saias bem rodadas e curtas na cor preta e uma blusa, também preta, que de tão cavada/curta mais parecia um top.
Eu julguei que talvez ela tivesse uns 24 anos, mesmo aparentando mais. Muito mais.
Quando na verdade ela devia ser bem novinha mesmo. Talvez uns 19, 20 anos. Ou até menos.
Ela era linda. Loira, magrinha, olhos bem claros, cabelos curtos amarrados.
Seria linda se não estivesse com a pele, cor de palmito das pessoas loiras, toda marcada por manchas roxas, vermelhas e cicatrizes rosas, além de marcas cinzas que pareciam uma fuligem bem clarinha. Mas as marcas/cicatrizes não são nada além da história de uma pessoa.
Além das manchas roxas preocupantes e da sujeira espalhadas pelo corpo de pele muito clara, ela carregava olheiras igualmente muito roxas e profundas...
O detalhe que me marcou a ponto de reparar nisso tudo: Ela estava redondamente grávida. Talvez, em torno de 7 meses.
Que impressões a história daquela bela e nova mãe de corpo marcado já estariam gravadas nas memórias sensoriais daquele bebê? Isso ficou martelando na minha cabeça de tal forma que até o sorvete ficou indigesto.
Por fim, o que me revirou o estômago ainda mais e me fez querer mandar o mundo tomar no cu foi o fato de que vi na mão daquela menina loira grávida e vivida um cigarro, desses bem vagabundos e fortes...
Que ela fumava compulsivamente.
Enquanto a vida no centro passava apressada, eu e a grávida nos movíamos em câmera lenta.
Na real, eu nem me movia. Apenas sentia minhas ações, meus pensamentos, meus músculos, meu sangue, minhas palavras caírem lentamente no chão.
Enquanto ela se afastava, ficou ali parada na calçada só uma casca de mim. Só uma carapaça.
Todo meu resto, tudo que era vital em mim escoou pelos canos do esgoto daquela rua.
Sobrou só esse vazio aqui.
Esse vazio e esse medo do que vai ser da vida daquela criança.
E da vida de muitas outras.
De muitas outras pequenas vidas.

**
**
**

Socorro
Arnaldo Antunes
Composição: Indisponível

http://www.youtube.com/watch?v=xlgsdtLgW3k

Socorro!
Não estou sentindo nada
Nem medo, nem calor, nem fogo
Não vai dar mais pra chorar
Nem pra rir...

Socorro!
Alguma alma
Mesmo que penada
Me empreste suas penas
Já não sinto amor, nem dor
Já não sinto nada...

Socorro!
Alguém me dê um coração
Que esse já não bate
Nem apanha
Por favor!
Uma emoção pequena
Qualquer coisa!

Qualquer coisa
Que se sinta...
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva
Qualquer coisa
Que se sinta
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva...

Socorro!
Alguma rua que me dê sentido
Em qualquer cruzamento
Acostamento, encruzilhada

Socorro!
Eu já não sinto nada...
Socorro!
Não estou sentindo nada
Nem medo, nem calor, nem fogo
Nem vontade de chorar
Nem de rir...

Socorro!
Alguma alma
Mesmo que penada
Me empreste suas penas
Já não sinto amor, nem dor
Já não sinto nada...

Socorro!
Alguém me dê um coração
Que esse já não bate
Nem apanha
Por favor!
Uma emoção pequena
Qualquer coisa!

Qualquer coisa
Que se sinta...
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva
Qualquer coisa
Que se sinta
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva...

3 comentários:

Blower's Daughter disse...

Fê,querida!
Vou começar comentando pelo fim:amo essa música!Só a ouvi poucas vezes,mas o suficiente pra amar...lembro qdo fui ao show do Arnaldo Antunes e ele a cantou,foi ali que a descobri!Lindíssima!

Qto ao texto que vc escreveu,eu nem sei o que dizer,vc descreveu a cena tão bem que pude visualizá-la aqui,pude ver a menina na minha frente,sua barriga redondamente grávida,suas marcas e o cigarro na mão.E vc ali chupando o sorvete de milho verde,parada enquanto a cidade se movia.Eu não sei o que pensar,apenas consigo enxergar td!E parece que td cai lentamente no chão aqui tb.

Bjokas,amiga!
Saudades...

Blower's Daughter disse...

Ah,Fê!
Acabei de ver seu comentário no meu blog!
Obrigada viu,adorei!
Bjokas!

Duli disse...

eu fico com dó da criança que além de chegar num mundo todo errado, ainda vai ter que passar por dificuldades na vida...

torço pra q td dê certo pra ela e pra mãe...

beijos